Projetos da UFRB são contemplados no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

Projetos da UFRB são contemplados no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

Três propostas aprovadas no Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, envolvendo cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com outras instituições federais de ensino superior (IFES), tiveram ações desenvolvidas nos últimos meses: “Áfricas e Américas – escravidão, racismo e antirracismo (séculos XVIII-XXI)”; “As ações afirmativas nos programas de pós-graduação de Universidades Brasileiras: da implementação à avaliação” e “Impacto da formação stricto sensu de profissionais da educação na área de Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade: contribuições para o desenvolvimento de produtos educacionais”.

O “Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento” tem como objetivo propiciar a formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. O programa prevê internacionalização da universidade com visitas técnicas, bolsas para professores e estudantes; e convênios.

Na proposta Áfricas e Américas, as ações são de pesquisa, aprimoramento dos conhecimentos de língua estrangeira, divulgação da pesquisa que se desenvolvem na UFRB, acesso aos debates teóricos desenvolvidos em centros de pesquisa internacionais, levantamento bibliográfico e vivências culturais em outro país. A professora e pesquisadora Luciana Brito, explicou que este “projeto é importante, pois além de fortalecer a parceria entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e UFRB, consolida o processo de internacionalização da UFRB, estimula a contribuição das suas pesquisadoras(es) em debates teóricos e científicos no mundo, reafirma o papel fundamental das políticas de ação afirmativa e permite que nossas (os) estudantes vivenciem experiências internacionais, preparando-lhes para aprender, contribuir e trocar experiências acadêmicas fora do país”.

A proposta Áfricas e Américas foi desenvolvida pela pesquisadora Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, professora de História do Brasil do Departamento de História e da linha de pesquisa Escravidão e Invenção da Liberdade-PPGH (UFBA), em parceria com a professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras, Luciana Brito (UFRB).

Os professores Dyane Brito Reis Santos e José Raimundo Santos, participantes da Cátedra Antônia de Barros, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), colaboraram na elaboração da proposta “As ações afirmativas nos programas de pós-graduação de Universidades Brasileiras: da implementação à avaliação”.

Dyane Brito explicou que a proposta de pesquisa prevê missões de trabalho e bolsas sanduíche de Mestrado e Doutorado para estudantes de Pós-Graduação da UFRB, prioritariamente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Territórios (POSTERR) e do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, ambos em funcionamento no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira. O edital para seleção dos primeiros bolsistas se encerrou em 10 de junho.

Entre as atividades que estão sendo desenvolvidas estão pesquisas “no Brasil e no México, nas áreas de Relações Raciais e Políticas Afirmativas”.

Parceria entre pós-graduações da UFRB e UFES

As atividades do projeto “Impacto da formação stricto sensu de profissionais da educação na área de Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade” foram iniciadas, com a elaboração e divulgação do edital para seleção de bolsistas, vinculados aos cursos de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID/UFRB) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (PPGGPP/CCAAB); e aos dois cursos parceiros da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEDUC-UFES/Campus Alegre-ES) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE –UFES/Vitória).

A seleção dos bolsistas objetivou ampliar a composição da equipe do projeto. Em abril foi concluído o processo de seleção de quatro bolsistas de mestrado; uma bolsista de doutorado e uma bolsista de pós-doutorado.

No âmbito das ações de pesquisa, a partir do mês de maio a equipe iniciou o mapeamento e o levantamento da produção científica dos quatro programas de pós-graduação, do período 2015-2024, acerca das temáticas: Tecnologia Assistiva, inclusão e diversidade. Essa ação inicial visou identificar os produtos educacionais elaborados nos programas parceiros, bem como seus autores. “Destaca-se que o ano de 2015 foi definido como marco temporal inicial em virtude de ser o ano em que foi aprovada a Lei nº 13.146, conhecida também como Lei Brasileira de Inclusão ou Estatuto da Pessoa com Deficiência”, explicou a professora e pesquisadora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Susana Pimentel, uma das autoras da proposta aprovada.

Ainda no âmbito da pesquisa, paralelo a essa ação, foram iniciados estudos com vistas a elaboração dos instrumentos que serão aplicados entre os egressos dos quatro cursos de pós-graduação stricto sensu com vistas a averiguar a efetiva aplicação do produto educacional produzido/proposto; a compreensão de seu impacto no contexto em que foi utilizado e para os sujeitos envolvidos; bem como o impacto da formação stricto sensu em sua vida profissional.

No que diz respeito às ações de extensão, encontra-se em fase de planejamento o Seminário sobre Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva que acontecerá no 2º semestre de 2024 no campus Alegre, vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo; e oficinas de Tecnologia Assistiva, a serem realizadas em Feira de Santana, com acesso para professores de salas de recursos multifuncionais e profissionais de Atendimento Educacional Especializado de municípios de territórios circunvizinhos a Feira de Santana.

“Destacam-se que todas essas ações estão sendo desenvolvidas em conjunto e de forma colaborativa, com os quatro programas parceiros. Para isso, têm sido realizadas reuniões periódicas para planejamento, estudo e avaliação. Além das ações diretamente vinculadas ao projeto, os diversos pesquisadores que compõem a equipe têm desenvolvido outras atividades que contribuem para o campo em estudo”, explica Susana Pimentel.

Programa Abdias Nascimento 

O PDPG Políticas Afirmativas e Diversidade é uma das ações que integram o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, recriado pelo MEC em junho de 2023. Assim como nas outras iniciativas do Programa guarda-chuva, neste PDPG as ações afirmativas têm o objetivo de reduzir desigualdades no País. O objetivo geral do programa é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível e a pesquisa acadêmico-científica, por meio do financiamento de projetos em temas relacionados às políticas afirmativas e à diversidade, de maneira a subsidiar o poder público em políticas públicas que visem alcançar igualdade de direitos e oportunidades.

Confira o Edital Nº 17/2023 – Resultado final.

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