Projeto de Ensino ‘Assessoria Júnior de Comunicação’ vai ser implementado como projeto de extensão
'A Assessoria JR foi um recurso metodológico importante para envolver os estudantes na dicotomia Teoria X Prática, que ocorre em toda disciplina profissionalizante efetuada em caráter de Oficina', esclarece a professora. Segundo ela, com base na teoria estudada, os estudantes partiram para o mapeamento de dez instituições que desenvolvem trabalhos sócio-culturais nas comunidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba, municípios do Recôncavo, próximos ao Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
'O Projeto de Ensino também objetivava um desenvolvimento de mercado, na intenção de demonstrar à comunidade regional a importância da atividade de assessor de comunicação' afirma a docente da UFRB.
Os estudantes, divididos em equipes, prestaram assessoria de comunicação a entidades/instituições que, em sua maioria, não teriam condições de pagar por uma assessoria e muitas não tinham nenhum meio de divulgação de suas atividades:
Abrigo Casa dos Velhos – Cachoeira
Associação Filarmônica Lira Popular Muritibana – Muritiba
Centro Espírita Consolador dos que Sofrem – São Félix
Fundação Casa Paulo Dias Adorno – Cachoeira
Instituto Mauá de Cachoeira – Cachoeira
Irmandade Boa Morte – Cachoeira
Museu de Arte Sacra do Recôncavo (Conjunto do Carmo – Cachoeira)
Museus Hansen Bahia – Cachoeira e São Félix
Pouso da Palavra – Cachoeira
OAPC –Obra de Assistência Paroquial de Cachoeira – Cachoeira
Além de press-releases para os veículos de imprensa locais e regionais, os estudantes fizeram um planejamento estratégico de divulgação institucional e desenvolveram, em conjunto com os assessorados, folders, folhetos, sites, campanhas e calendários.
Veja o trabalho desenvolvido em http://www.comunicacaonline.ufrb.edu.br , no link Agência Júnior.
Para mensurar qualitativamente o projeto, a Professora Alene aplicou questionários diferentes com os assessorados e com os estudantes, para avaliar metodologicamente as ações desenvolvidas.
Ela explica que o Projeto de Ensino demonstrou bons resultados, alcançados em parte pelo esforço e dedicação dos estudantes e pela utilização de uma teoria bem fundamentada. Também demonstrou que o mercado de assessoria está em franco desenvolvimento e expansão nas cidades do Recôncavo e que muitas instituições não têm assessoria porque desconhecem o papel estratégico dela em sua manutenção e crescimento. A comunicação institucional, com a internet, deixou de ser importante apenas para grandes corporações. A visibilidade das pequenas instituições é fundamental para sua sobrevivência e crescimento.