Linha do Tempo
A primeira manifestação favorável à criação de uma universidade no Recôncavo ocorreu durante reunião realizada pelo Senado da Câmara de Santo Amaro, em 14 de junho de 1822. Durante o século XX, a Bahia alimentou o sonho de instituir uma universidade federal a partir da experiência da Escola de Agronomia, localizada no Recôncavo. Em diferentes momentos, diversos documentos foram encaminhados à Presidência da República, ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional. Um novo ciclo deste processo foi iniciado pelo Reitor da UFBA (2002-2010), Naomar Monteiro de Almeida Filho, que retomou a discussão em reunião com a bancada de deputados federais e senadores baianos, na data de 7 de outubro de 2002.
O Imperial Instituto Bahiano de Agricultura (IIBA) foi criado pelo Imperador dom Pedro II, no município de São Francisco do Conde na localidade de São Bento das Lages.
1º de novembro de 1859
Foi criada, associada ao IIBA, a Imperial Escola Agrícola da Bahia (IEAB).
15 de Fevereiro de 1877
A IEAB é transformada no Instituto Agrícola da Bahia sob o controle do Governo do Estado da Bahia, onde passa a funcionar a partir de 1911 a Escola Média Teórica e Prática de Agricultura.
1905
A Escola associada ao IEAB volta a oferecer o curso de nível superior.
1920
A Escola Agrícola da Bahia é transferida para Salvador.
1931
A Escola Agrícola da Bahia é transferida para Cruz das Almas como nome de Escola Agronômica da Bahia.
1943
A Escola de Agronômica passa a fazer parte da Universidade Federal da Bahia, com o nome de Escola de Agronomia da UFBA.
1968
O Reitor da UFBA, professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, propõe a criação da Universidade Federal do Recôncavo, numa reunião com a bancada de deputados federais e senadores baianos.
7 de outubro de 2002
O Conselho Universitário da UFBA participa em Cruz das Almas da posse do novo Diretor da AGRUFBA, Paulo Gabriel Soledade Nacif e, em Reunião Extraordinária, discute a proposta de desmembramento da AGRUFBA para constituição do núcleo inicial da UFRB, deliberando-se por autorizar o Magnífico Reitor a designar uma comissão para elaboração dos subsídios para criação e implantação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
14 de março de 2003
Reunião da Comissão de Educação da Câmara Federal em Cruz das Almas.
28 de maio de 2003
Portaria nº 251 (UFBA / Gabinete do Reitor) do Magnífico Reitor da UFBA criando a Comissão elaboradora dos subsídios para criação e implementação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, presidida pelo Vice-Reitor Francisco José Gomes Mesquita.
9 de julho de 2003
Audiências Públicas nos municípios de Amargosa, Cachoeira, Castro Alves, Cruz das Almas, Maragogipe, Mutuípe, Nazaré das Farinhas, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Félix, Terra Nova e Valença.
junho a outubro de 2003
Aprovação pela Congregação da Escola de Agronomia do Documento Subsídios para Criação e Implementação da UFRB.
9 de setembro de 2003
Aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Documento Subsídios para Criação e Implementação da UFRB.
25 de setembro de 2003
Aprovação pelo Conselho de Curadores do Documento Subsídios para Criação e Implementação da UFRB.
29 de setembro de 2003
Aprovação pelo Conselho Universitário Subsídios para Criação e Implementação da UFRB.
29 de setembro de 2003
Entrega da proposta de Criação da UFRB ao Ministro do Trabalho Jacques Wagner que, em seguida, em audiência específica sobre o assunto, entrega o documento ao Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva.
17 de outubro de 2003
Em audiência pública no município de Amargosa, a proposta da criação da UFRB é entregue ao Ministro Chefe a Controladoria Geral da República Waldir Pires.
21 de outubro de 2003
O Ministro da Cultura Gilberto Gil apresenta ao Ministro da Educação, Tarso Genro, um projeto de parceria para construção da campus da UFRB em Cachoeira.
6 de setembro de 2004
O Magnífico Reitor da UFBA, Naomar Monteiro de Almeida Filho, o Diretor da Escola de Agronomia da UFBA Paulo Gabriel Soledade Nacif e o Prefeito de Cruz das Almas, Orlando Pereira Peixoto Filho recepcionam 30 Prefeitos da região do
Recôncavo e vizinhança para discussão e definição de ações visando a consolidação da Conquista da UFRB.
7 de fevereiro de 2005
Audiências com os Ministros da Educação Tarso Genro e Fernando Haddad. Contínua mobilização regional, com a realização de reuniões, seminários e audiências públicas em municípios do Recôncavo e Litoral Sul.
outubro de 2003 a março de 2005
A Escola de Agronomia amplia suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão com a criação de três novos cursos de graduação: Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca e Zootecnia. O Ministro da Pesca e Aqüicultura José Fritsch ministra aula inaugural e recebe de lideranças regionais o pedido de apoio ao projeto da UFRB.
14 de março de 2005
O Presidente Luis Inácio Lula da Silva envia o Projeto Lei para o Congresso.
25 de março de 2005
Aprovação do Projeto na Câmara dos Deputados Federais.
6 de julho de 2005
Aprovação de Projeto no Senado Federal.
12 de julho de 2005
O Presidente Luis Inácio Lula da Silva sanciona a Lei nº 11.151 que cria a UFRB.
29 de julho de 2005
A Prefeitura Municipal de Maragogipe, preocupada em preparar seus jovens e adultos para os desafios da UFRB, cria, em convênio com o Centro de Ciências Agrárias da UFBA, o “Curso Preparatório Quilombo Maragogipe”.
Agosto de 2005
Liberação de Recursos do Governo Federal para Investimentos iniciais na UFRB.
Dezembro de 2005
Publicação do Decreto de Tutoria.
27 de dezembro de 2005
Autorização de abertura de concurso para
servidores docentes, técnicos administrativos
dezembro de 2005 e fevereiro de 2006
O Magnífico Reitor da UFBA cria o Grupo de Trabalho da UFRB, que atua sob a Coordenação dos Professores Francisco José Gomes Mesquita (Coordenador Geral) e Paulo Gabriel Soledade Nacif (Coordenador Adjunto).
18 de janeiro de 2006
A nova universidade inicia suas atividades e o professor Paulo Gabriel Soledade Nacif assume a Reitoria Pró-Tempore da UFRB
03 de julho de 2006